O Grupo PEFOP
O consolidado grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais e a Formação de Professores – PEFOP investiga a formação de professores, especialmente sob o aspecto do paradigma da complexidade e da educação transformadora. Os pesquisadores deste grupo estão continuamente envolvidos em publicações em periódicos, livros e participações em eventos científicos no Brasil, em Portugal e outros países.
As temáticas das pesquisas envolvem a formação pedagógica de professores no paradigma da complexidade numa educação transformadora, com foco epistemológico, social, metodológico e didático que subsidie a formação docente para a mudança da prática pedagógica dos professores universitários e da educação básica no caminho da visão complexa e transdisciplinar. Esse espaço do grupo PEFOP cria possibilidades de processos de cocriação, de construção de repositório digital, entre outros recursos como indicações de livros, artigos, vídeos e cursos.
Os estudos envolvem também um fórum permanente de discussão, consultas e aprofundamento sobre formação pedagógica de professores na educação presencial e a distância por meio de metodologias e recursos inovadores de aprendizagem.
As pesquisas objetivam a proposição de uma prática pedagógica que busque a produção do conhecimento de maneira crítica, criativa e transformadora. Para tanto, propõe a organização do trabalho docente focalizadas nas metodologias ativas, recursos e avaliação que acolha a visão da Complexidade numa Educação Transformadora. O grupo PEFOP oferece continuamente processos de formação continuada on-line que subsidie os professores para uma ação docente inovadora.